UM OLHAR CIENTÍFICO SOBRE A AMAZÔNIA

Portfólio Tecnológico

“WhatsBarb”: Vigilância Participativa e Prevenção da Doença de Chagas

Problema

A subfamília de insetos Triaominea (Hemiptera: Reduviidae) engloba vetores de Trypanosoma cruzi, agende etiológico da doença de Chagas. Devido aos recentes casos de doença de Chagas no estado de Rondônia, e à alta frequência de barbeiros em ambientes peri e intradomiliciares é necessário estabelecer uma estratégia para vigilância participativa de triatomíneos. O reconhecimento desses insetos pela população é um dos pilares para assinalar áreas de riscos para a doença e a vigilância participativa permite o estabelecimento de um canal de interlocução com as comunidades.

Solução

Desenvolvimento de um aplicativo multiplataforma para integração da vigilância participativa de triatomíneos e serviço de informação em saúde. Foi elaborada uma cartilha digital contendo informações sobre os triatomíneos (fotos, nomenclatura científica e importância epidemiológica), instruções para coleta e armazenamento do inseto, telefones para contato e locais de entrega para atender a demanda de diagnose de insetos similares a triatomíneos, captar exemplares de triatomíneos em Rondônia e contribuir com esclarecimentos em questões de Saúde Pública.

Estágio de desenvolvimento

TLR 7

O que Busca com a apresentação da tecnologia

Parceiros ou Codesenvolvimento e financiamento

Houve depósito de Patente ou Patente Concedida?

Não

  • Palavra-chave: Ferramentas Digitais, Medidas de Prevenção, Vigilância participativa, Tripanossomatídeos, Doença de Chagas
  • Nome do Inventor: Genimar Rebouças Julião
  1. Laboratório de Entomologia

Veja também

Nosso endereço:

Rua da Beira, nº. 7671 - BR 364, Km 3,5
Bairro Lagoa • Porto Velho/RO | CEP: 76812-245