UM OLHAR CIENTÍFICO SOBRE A AMAZÔNIA

ServiçosAssistência

Fiocruz

Microbiologia

O Laboratório de Biologia de Microrganismos tem como objetivo oferecer um diagnóstico rápido às gestantes quanto à colonização pela bactéria Streptococcus agalactiae (Estreptococos grupo B – EGB) . Este microrganismo é o principal agente causador da sepse neonatal precoce atualmente. A presença da colonização por EGB no trato vaginal e retal de mulheres grávidas é considerada o principal fator de risco para o desenvolvimento de infecções em recém-nascidos, podendo ser transmitida antes, durante ou após o parto.

Atendimento:

O serviço é destinado a mulheres com 35 a 37 semanas de gestação atendidas no Centro Integrado Materno Infantil – CIMI. Durante as consultas de pré-natal de rotina, profissionais de saúde coletam amostras de secreção retal e vaginal, que são posteriormente processadas no Laboratório de Biologia de Microrganismos da Fundação Oswaldo Cruz Rondônia (Fiocruz Rondônia). Os resultados são fornecidos em até 72 horas.

O resultado é enviado ao CIMI e as gestantes são orientadas a buscar a assistente social após uma semana para obter o resultado. Também é realizada uma busca ativa das gestantes com resultado positivo pela assistente social para fornecer orientações. Além dos resultados, são oferecidas orientações sobre a profilaxia para prevenir infecções neonatais, caso a gestante seja diagnosticada com colonização por EGB.

Localização:

O Laboratório de Microbiologia da Fiocruz Rondônia está situado no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), localizado na Avenida Guaporé, nº 415, bairro Lago, anexo ao Hospital Cemetron.
—————–

Nosso endereço:

Rua da Beira, nº. 7671 - BR 364, Km 3,5
Bairro Lagoa • Porto Velho/RO | CEP: 76812-245