UM OLHAR CIENTÍFICO SOBRE A AMAZÔNIA

Portfólio Tecnológico

Insumos biotecnológicos baseados em nanocorpos de camelídeos

O Laboratório de Engenharia de Anticorpos da Fiocruz Rondônia tem como foco desenvolver insumos biotecnológicos, especialmente baseados em nanocorpos de camelídeos, para inovações terapêuticas […]

“WhatsBarb”: Vigilância Participativa e Prevenção da Doença de Chagas

No Laboratório de Entomologia da Fiocruz Rondônia, são realizados diversos estudos com foco na ecologia de vetores e patógenos. A pesquisadora em Saúde Pública Genimar Rebouças Julião apresenta uma das ferramentas desenvolvidas no laboratório que, por meio da vigilância participativa, auxilia nas ações de prevenção, controle vetorial de triatomíneos e orientações à população.

Kit Multiplex para detecção de Leishmania e Leishmania RNA virus

O pesquisador em Saúde Pública e chefe do Laboratório de Epidemiologia Genética da Fiocruz Rondônia, Gabriel Eduardo Melim Ferreira, apresenta o Kit multiplex para detecção simultânea de Leishmania e Leishmania RNA vírus, que estão presentes em alta frequência na região amazônica. Com esta metodologia, busca-se tanto melhorar a rotina de experimentos dentro dos laboratórios, quanto reduzir o tempo de resposta aos pacientes em relação à detecção e identificação do agente etiológico.

Fotobiomodulação utilizando Light Emitting Diode (LED) para tratamento local em vítimas de ofidismo

O Laboratório de Imunologia Celular Aplicada à Saúde tem como principal vertente o estudo dos mecanismos de ação de venenos de serpentes e toxinas isoladas sobre células do sistema imunológico. A pesquisadora em Saúde Pública, Juliana Pavan Zuliani, apresenta a terapia de fotobiomodulação (com luz de LED) que, associada à soroterapia, pode representar um importante passo no tratamento de pacientes vítimas de acidentes ofídicos.

Kit Enzimático para prospecção de fármacos

Se possuímos uma grande biodiversidade, por que o número de fármacos descobertos a partir desses recursos é tão pequeno? Muitos pesquisadores e extrativistas não possuem uma estratégia acessível para testar uma utilidade para suas moléculas e extratos. Pensando nisso, o Laboratório de Bioinformática e Química Medicinal da Fiocruz Rondônia (LABIOQUIM) desenvolveu o Kit de Prospecção de Novos Fármacos, que poderá auxiliar na descoberta de potenciais moléculas que possam atuar contra doenças negligenciadas na Amazônia. O pesquisador em Saúde Pública Fernando Berton Zanchi é quem apresenta a tecnologia.

Método molecular para diagnóstico do vírus da hepatite Delta (HDV)

No Laboratório de Virologia Molecular, a pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Rondônia, Deusilene Vieira, conduz estudos voltados à compreensão das principais arboviroses, hepatites virais crônicas e infecções respiratórias causadas por vírus. Entre os avanços, no contexto da Saúde Pública, ela apresenta o método molecular para diagnóstico e quantificação da carga viral do vírus da hepatite Delta (HDV), desenvolvido pela Fiocruz Rondônia que passou a integrar, recentemente, o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de hepatite B e coinfecções no Sistema Único de Saúde (SUS)

Nosso endereço:

Rua da Beira, nº. 7671 - BR 364, Km 3,5
Bairro Lagoa • Porto Velho/RO | CEP: 76812-245