Este estudo aponta a necessidade dos portadores assintomáticos para o Brasil como importância epidemiológica na região, pois esses portadores podem servir como reservatório da doença. O projeto consiste em infectar mosquitos colonizados e mantidos no Insetário da espécie Anopheles darlingi com sangue de portadores assintomáticos, que estão sendo monitorados como potencial reservatório da malária, e determinar a taxa de infecção nesses mosquitos, através da dissecção e detecção por método molecular de PCR. Considerando os esforços visando a eliminação da malária e a importância em investigar o papel deste potencial reservatório assintomático na transmissão da malária em áreas endêmicas de Rondônia.
Responsáveis: Equipe International Centers of Excellence for Malaria Research (ICEMR)
Colaboradores: Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (CEPEM), Instituto René Rachou – Fiocruz Minas, University of Massachusetts Medical School.
Financiamento: Chamada CNPq/MS-SCTIE-Decit/Fundação Bill & Melinda Gates, nº 23/2019 – Pesquisas de prevenção, detecção e combate à Malária (processo nº 442570/2019-8); International Centers of Excellence for Malaria Research (ICEMR – NIH).