O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

UM OLHAR CIENTÍFICO SOBRE A AMAZÔNIA

PesquisaPIVEM

Fiocruz

ANOPHELES

As fêmeas dos mosquitos do gênero Anopheles transmitem o parasita da malária aos humanos durante a alimentação com sangue, um comportamento necessário para a produção e desenvolvimento de ovos, garantindo assim o ciclo de vida dos mosquitos.

No Brasil, duas espécies de Anopheles são produzidas e submetidas à infecção artificial na PIVEM:

  • Anopheles darlingi: É o principal vetor da malária humana na Bacia Amazônica e em Rondônia, sendo a espécie mais abundante nas áreas endêmicas. Nossa equipe estabeleceu a colônia de An. darlingi em 2018, e até o momento, somos o único laboratório no Brasil com uma colônia dessa espécie, produzindo em massa para fins científicos.
  • Anopheles deaneorum: Considerado um vetor secundário da malária no Brasil, An. deaneorum tem uma susceptibilidade ao P. vivax e P. falciparum semelhante à de An. darlingi em infecções artificiais. Estabelecemos a colônia de An. deaneorum no mesmo ano da colônia de An. darlingi. Embora essa colônia tenha sido inicialmente estabelecida em 1999, atualmente somos o único laboratório com produção em massa dessa espécie.

Nosso endereço:

Rua da Beira, nº. 7671 - BR 364, Km 3,5
Bairro Lagoa • Porto Velho/RO | CEP: 76812-245
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.