O Laboratório de Epidemiologia Genética (LabEpiGen) dedica-se à pesquisa com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as características genéticas dos patógenos e seus hospedeiros que possam ter relevância na evolução clínica e epidemiologia das leishmanioses.
Utilizando ferramentas de biologia molecular, bioinformática e bioestatística, desenvolvemos estudos epidemiológicos e genéticos relacionados ao parasito com o intuito de identificar variantes genéticas de Leishmania spp. que podem influenciar na susceptibilidade à infecção e na gravidade da doença. As leishmanias são parasitas com alta variabilidade genética. Pesquisas genéticas permitem acompanhar a diversidade genética dos parasitas em diferentes regiões geográficas e ao longo do tempo. Esse conhecimento é fundamental para que se possa entender por que certas pessoas desenvolvem formas mais severas da doença, além de subsidiar informações para aprimorar o atendimento à saúde humana.
Desse modo, estabelecemos parcerias com o Laboratório de Entomologia (Fiocruz Rondônia), Laboratório de Pesquisa em Leishmaniose (Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz), Hospital CEMETRON, AGEVISA e outros órgãos públicos de saúde, consolidando nossa atuação na interface entre pesquisa científica e saúde pública, em consonância com a missão institucional.
Pesquisador Responsável: Gabriel Eduardo Melim Ferreira
gabriel.ferreira@fiocruz.br
Currículo Lattes
Orcid
Linhas de Pesquisa:
O Laboratório de Epidemiologia Genética (LabEpiGen) concentra-se principalmente no estudo das leishmanioses no estado de Rondônia, avaliando desde questões regionais sobre a dinâmica de transmissão da doença até aspectos mais específicos, como o Background Genético do parasita (Leishmania), do hospedeiro (humanos) e do endossimbionte Leishmania RNA vírus. Também trabalhamos na melhoria de processos de detecção molecular de Leishmania, visando aprimorar os serviços de saúde pública. Essas pesquisas estão alinhadas com as linhas de pesquisa em “Biologia de Vetores e Patógenos” e “Parasitologia, Microbiologia e Virologia em Saúde e Ambiente”, pertencentes à área de concentração de Biodiversidade e Saúde.
Temas dentro das linhas de pesquisa: