O Laboratório de Engenharia de Anticorpos tem como objetivo desenvolver insumos biotecnológicos, especialmente baseados em nanocorpos de camelídeos, para inovações terapêuticas e diagnósticas. Possui expertise na produção e seleção de nanocorpos de camelídeos, utilizando a tecnologia Phage Display, e emprega técnicas avançadas para sua caracterização in silico, in vitro e in vivo. O grupo concentra seus esforços no desenvolvimento de nanocorpos ativos contra antígenos virais e toxinas envolvidas no envenenamento por serpentes dos gêneros botrópico e crotálico.
A produção de imunobiológicos, fundamentada em nanocorpos, tem representado um avanço significativo nas pesquisas voltadas para a geração de insumos aplicáveis à neutralização viral. Além de ofertar produtos alternativos para a capacidade de produção de antivenenos, e, subsidiar a implementação de metodologias para elaboração de ferramentas diagnósticas precisas de baixo custo.
Os estudos com nanocorpos de camelídeos evidenciam os avanços e consolidação biotecnológica das pesquisas na região Norte e autonomia na produção de biomoléculas com potencial farmacêutico aplicáveis à saúde pública, além da formação de capital intelectual em diferentes níveis de conhecimento.
Engajados nessas iniciativas, estão pesquisadores da Fiocruz Rondônia; Ceará e Ribeirão Preto; CEPEM; SESAU/RO; LACEN/RO; UNIR; ICC-Fiocruz Paraná; Centro de Pesquisa em Virologia – USP Ribeirão Preto; UNESP Botucatu; IOC – Fiocruz, além de alunos de iniciação científica PIBIC/CNPq/Fiocruz/FAPERO, mestrandos e doutorandos dos programas de Pós-Graduação em Biologia Experimental da UNIR e Biodiversidade e Biotecnologia (PPG-BIONORTE) da REDE BIONORTE.
Pesquisadora Responsável: Soraya dos Santos Pereira
soraya.santos@fiocruz.br
Currículo Lattes
Orcid
Linhas de Pesquisa: