Como alternativa às medidas de prevenção do novo coronavírus, a Fiocruz RO e o Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (ASFOC/RO) confeccionaram e distribuíram 200 máscaras de tecido a servidores e colaboradores da instituição.
Cerca de duzentas máscaras de tecido foram distribuídas aos colaboradores da Fiocruz RO, numa ação da Gestão da Qualidade, que trabalha na orientação das melhores práticas de gestão e pesquisa, buscando alinhamento aos requisitos legais.
A iniciativa contou com a parceria do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (ASFOC/RO). Também foi disponibilizado um cartaz com a finalidade de orientar a todos quanto ao uso e manuseio da máscara, seja no ambiente doméstico ou no local de trabalho.
Em abril de 2020, o Ministério da Saúde passou a recomendar à população brasileira o uso de máscaras caseiras, podendo ser de pano, como uma boa opção para a proteção contra a Covid-19. Desde então, a Fiocruz RO vem reforçando as medidas de segurança implementadas como distanciamento social, a etiqueta respiratória e a higienização das mãos, além da distribuição das máscaras de tecido.
Para saber mais sobre o uso da máscara caseira, acesse a página do Ministério da Saúde.
Texto: José Gadelha
Fotos: Fiocruz Imagens/Gestão da Qualidade