Evento ocorreu concomitantemente em todas as unidades da Fiocruz, no último sábado (18/10). Em Porto Velho-RO, as atividades foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Daniel Neri da Silva, em parceria com várias instituições.

Estudantes participaram de uma manhã voltada à divulgação científica e cuidados com a saúde
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Daniel Neri da Silva (Cívico Militar), na zona Leste de Porto Velho, foi palco de uma edição especial do Fiocruz Pra Você, no último sábado (18/10). Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foi realizada a campanha de multivacinação, com vacinas dos calendários infantil, adolescente e adulto. Durante a ação, 174 pessoas foram imunizadas.
O evento também oportunizou, por meio do Laboratório de Virologia Molecular, o acesso a testes rápidos para Sífilis, HIV e Hepatite B e C para 59 participantes, que receberam atendimento padronizado com acolhimento clínico e orientações específicas nos casos positivos. De acordo com o Laboratório de Virologia, houve dois casos positivos para Hepatite, sendo um caso de Hepatite C, e outro de Hepatite B. Esses pacientes receberam o acolhimento necessário pela equipe e foram orientados a procurar a unidade de saúde mais próxima para realizarem os exames complementares de confirmação e iniciarem o tratamento adequado.

Laboratório de Virologia Molecular realizou testes rápidos e levou orientações à população
Também com foco na saúde, o Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador da Fiocruz Rondônia realizou testes de glicemia, aferição de pressão arterial e deu orientações sobre prevenção a doenças relacionadas a hábitos prejudiciais à saúde, 290 pessoas foram atendidas na sala de enfermagem.
No Fiocruz Pra Você, também teve espaço para promover a conscientização sobre doenças transmitidas pelo contato com a água contaminada. Em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), foram distribuídos mais de 100 kits com hipoclorito e panfletos com orientações sobre consumo, higienização de alimentos, limpeza e desinfecção de caixa de d’água. Essa ação, coordenada pelo Laboratório de Biologia de Microrganismos, integrou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025) que tem como tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

Em alusão à SNCT 2025, foram levadas orientações acerca de doenças provocadas pelo contato com água contaminada
Os participantes do evento também puderam dar asas à imaginação. A biblioteca itinerante do SESC Rondônia (BiblioteSesc) ficou estacionada durante todo o evento na frente da escola Daniel Neri e os estudantes puderam também exercitar o acesso ao conhecimento por meio da literatura.
Outro foco do evento foram as ações de divulgação científica, com a participação dos laboratórios da instituição. Em cada ambiente, pesquisadores e acadêmicos de pós-graduação tiveram a oportunidade de interagir com a comunidade e os estudantes que vivenciaram de perto o trabalho dos pesquisadores e a relevância das pesquisas desenvolvidas na Fiocruz Rondônia para a saúde da população.
Soraya dos Santos Pereira, vice-coordenadora de Ensino, Informação e Comunicação, salientou o engajamento de todos os envolvidos para que esta edição especial do Fiocruz Pra Você se tornasse realidade, indo além dos muros da instituição e aproximando ainda mais a ciência da comunidade.
Este é um evento que faz parte do calendário anual de atividades da Fiocruz, sendo uma grande oportunidade para fortalecermos a imunização nos diferentes territórios. Em Porto Velho, nos unimos à Secretaria de Saúde para realizarmos o Dia D de Vacinação, o que foi muito gratificante, pois além das atividades que já realizamos no Fiocruz Pra Você de popularização da ciência, também foi possível – com a participação de nossos pesquisadores, alunos de pós-graduação, iniciação científica e voluntários – promover mais esse espaço de cuidados com a saúde, ampliando a imunização e levando diversos serviços à comunidade,
declarou Soraya Santos.
Mais conscientização sobre a importância da pesquisa e da saúde
A cada ano, o Fiocruz Pra Você se consolida como uma grande mobilização de cuidados com a saúde, popularização da ciência e espaço de oportunidades aos jovens estudantes, que podem sonhar com um futuro melhor para todos, a partir ciência. Para o estudante Álvaro Vinícius Avelino da Silva, que cursa o 3º ano, o evento foi muito enriquecedor para o seu aprendizado.
Ter o SUS conosco oferendo vacinas e a Fiocruz mostrando, na prática, o papel da saúde pública me fez perceber o quanto é essencial cuidar de nós mesmos e das pessoas ao nosso redor. Foi mais do que uma oportunidade de entender de forma real como o sistema de saúde trabalha para proteger a população. Nas salas de aula, a Fiocruz nos fez conhecer de perto os experimentos, os trabalhos de professores e alunos. Foi uma experiência incrível. Isso despertou em nós uma nova curiosidade sobre a ciência e como ela está presente em nosso dia a dia,
destacou Álvaro.
A estudante Rafaela Mota do Nascimento, também do 3º ano, declarou que o evento possibilitou o acesso a conhecimentos que serão levados adiante,
o evento foi muito empolgante para a comunidade e alunos. Além da vacinação, ele trouxe bastante conhecimento nos laboratórios, especialmente ligados à área de saúde. Pudemos entrar nas dinâmicas propostas, que nos ajudaram a entender como funciona na prática alguns dos equipamentos e aprender mais sobre a prevenção de algumas doenças. Fiquei bem curiosa.
Mais de 600 alunos (do 9º, 1º, 2º e 3º anos) participaram das atividades realizadas pelos laboratórios. Para o gestor militar, capitão Agnaldo Lube,
a parceria entre a escola Daniel Neri da Silva e a Fiocruz Rondônia é de extrema relevância para a formação dos estudantes e o fortalecimento da comunidade.
A diretora, Gerlliany Fernandes de Lima, enfatizou que
ao compartilhar temas sociais tão relevantes com nossos estudantes, a Fiocruz Rondônia contribui diretamente para o desenvolvimento do senso crítico, preparando-os para atuar como cidadãos mais conscientes e engajados. Essa formação amplia sua compreensão do mundo e fortalece seu papel na transformação da sociedade. Com o apoio da Fiocruz, a escola passa a ocupar um novo papel: deixa de ser apenas um espaço de ensino tradicional e se transforma em um polo de escuta, produção cultural, reflexão e ação social. Isso valoriza ainda mais o ambiente escolar e fortalece sua conexão com os desafios e potências da comunidade.
O Fiocruz Pra Você 2025 contou com 127 voluntários entre pesquisadores, acadêmicos de pós-graduação, estudantes de iniciação científica e colaboradores.

Fiocruz Pra Você contribui com o aprendizado dos estudantes e fortalece a comunidade
Texto e fotos: José Gadelha
