SOBRE A PLATAFORMA
Criada em 2020 com financiamento da Chamada CNPq/MS-SCTIE-Decit/Fundação Bill & Melinda Gates, nº 23/2019 – Pesquisas de prevenção, detecção e combate à Malária (processo nº 442653/2019-0), a PIVEM é uma plataforma dedicada à produção em massa das espécies de anofelinos: Anopheles darlingi e Anopheles deaneorum, além da infecção desses mosquitos com os protozoários Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax.
O principal objetivo da PIVEM é investigar a interação entre as espécies de plasmódio e mosquitos vetores da malária, visando responder a questões biológicas ainda não esclarecidas e que possam auxiliar no controle da transmissão da malária em áreas endêmicas. Na plataforma, são conduzidos diversos estudos sobre a interação Anopheles–Plasmodium, incluindo:
Além de realizar seus próprios estudos, a PIVEM apoia projetos de pesquisadores externos e estudantes de graduação e pós-graduação, realizando experimentos mediante solicitação. A plataforma também participa da capacitação e formação de usuários interessados em aprender os métodos desenvolvidos por nossa equipe. Nossa infraestrutura inclui uma sala de microscopia, sala de experimentação, larvário, insetário e infectório, todos com adequadas condições de biossegurança para os membros da plataforma e usuários.
Se você está interessado em nossos serviços ou deseja colaborar conosco, entre em contato pelo e-mail: pivem.br@gmail.com.
Para aqueles interessados em fazer parte de nossa equipe, envie seu currículo Lattes para o nosso e-mail. A plataforma PIVEM é parte do Laboratório de Entomologia da Fiocruz Rondônia. Para saber mais sobre o laboratório, acesse o link: Entomologia – Fiocruz Rondônia.