O Laboratório de Biologia de Microrganismos tem como objetivo oferecer um diagnóstico rápido às gestantes quanto à colonização pela bactéria Streptococcus agalactiae (Estreptococos grupo B – EGB) . Este microrganismo é o principal agente causador da sepse neonatal precoce atualmente. A presença da colonização por EGB no trato vaginal e retal de mulheres grávidas é considerada o principal fator de risco para o desenvolvimento de infecções em recém-nascidos, podendo ser transmitida antes, durante ou após o parto.
O serviço é destinado a mulheres com 35 a 37 semanas de gestação atendidas no Centro Integrado Materno Infantil – CIMI. Durante as consultas de pré-natal de rotina, profissionais de saúde coletam amostras de secreção retal e vaginal, que são posteriormente processadas no Laboratório de Biologia de Microrganismos da Fundação Oswaldo Cruz Rondônia (Fiocruz Rondônia). Os resultados são fornecidos em até 72 horas.
O resultado é enviado ao CIMI e as gestantes são orientadas a buscar a assistente social após uma semana para obter o resultado. Também é realizada uma busca ativa das gestantes com resultado positivo pela assistente social para fornecer orientações. Além dos resultados, são oferecidas orientações sobre a profilaxia para prevenir infecções neonatais, caso a gestante seja diagnosticada com colonização por EGB.
O Laboratório de Microbiologia da Fiocruz Rondônia está situado no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem), localizado na Avenida Guaporé, nº 415, bairro Lago, anexo ao Hospital Cemetron.
—————–