Em 2009, a Fiocruz deu um passo importante para estender sua presença pelo Brasil ao inaugurar o Escritório Técnico em Rondônia, situado em Porto Velho, a capital do Estado. Conhecida legalmente como Fundação Oswaldo Cruz Noroeste, a Fiocruz Rondônia integrou-se ao Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais, IPEPATRO, sob a liderança do saudoso professor Luiz Hildebrando. A partir dessa união, fortaleceu-se e expandiu-se seu compromisso com a pesquisa aplicada, estudos epidemiológicos, capacitação avançada de profissionais de saúde, serviços de qualidade, assistência e vigilância. Localizada estrategicamente na Amazônia Ocidental, a Fiocruz Rondônia preenche uma lacuna vital, concentrando seus esforços em patologias infecciosas e parasitárias, biotecnologias e estudo dos vetores transmissores de doenças que afetam diretamente a saúde pública.
Assista ao vídeo institucional da Fiocruz Rondônia.
Acompanhe os eventos importantes que culminaram na criação da Fiocruz Rondônia e nos avanços significativos dos últimos anos.
Fundação do Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem) em Porto Velho, anteriormente denominado Centro de Pesquisa em Malária do Vale do Guaporé, situado em Costa Marques, RO.
Lançamento do Ambulatório de Hepatites Crônicas no Cepem.
Início da colaboração entre Luiz Hildebrando Pereira da Silva e Mauro Shugiro Tada em pesquisas sobre malária.
Estabelecimento do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais (IPEPATRO) no Cepem.
Fundação do Programa de Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP) pela Universidade Federal de Rondônia, em parceria com o Cepem.
Participação em projetos da Rede Amazônica de Vigilância de Resistência à Drogas Antimaláricas – RAVREDA.
Integração da estrutura do IPEPATRO à Fiocruz em Rondônia, formando o Escritório Técnico da Fiocruz no Estado (Fiocruz Noroeste).
Início das articulações com a Política de Saúde de Rondônia e realização da Oficina de Planejamento Estratégico (Diretoria de Planejamento Estratégico/Diplan Fiocruz).
Fundação do Programa de Pós-graduação da Rede BIONORTE e nomeação dos primeiros funcionários da Fiocruz Rondônia aprovados no concurso público de 2010.
Aprovação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Epidemiologia na Amazônia Ocidental – INCT-EpiAmO.
Falecimento de Luiz Hildebrando Pereira da Silva, Pesquisador Emérito da Fiocruz.
Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Fiocruz e a Universidade Federal de Rondônia, estabelecendo cooperação técnico-científica entre as duas instituições.
Lançamento da primeira Turma Especial de Doutorado em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e Fiocruz RO.
Concessão do primeiro diploma do curso de doutorado acadêmico em Biodiversidade e Biotecnologia/Rede BIONORTE da Fiocruz Rondônia.
Transição da Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP) para o formato associativo entre a Universidade Federal de Rondônia e a Fiocruz Rondônia.
Primeira defesa de mestrado do PGBIOEXP com diplomação pela Fiocruz RO, após o formato associativo.
Na Fiocruz Rondônia, nossa jornada é impulsionada por uma missão clara, uma visão de futuro inspiradora e valores sólidos que orientam cada passo rumo à construção de um futuro mais saudável e inclusivo para todos da região amazônica.
Gerar, difundir e induzir soluções científicas e tecnológicas em patologias tropicais.
Ser reconhecida como instituição de referência na redução dos problemas de saúde na região amazônica.
Os valores da Fiocruz, pautados pela relevância da atuação da organização para a sociedade, são os alicerces de atitudes, comportamentos e características que configuram a doutrina essencial da organização. São valores da Fundação: